terça-feira, 11 de novembro de 2014

Geyder Gomes visita a Cultura do Abacaxi na Fazenda Santa Marta em Umburanas

Na tarde desta segunda-feira, 10/11, Geyder Gomes esteve visitando a Fazenda Santa Marta em Umburanas, juntamente com o Felipe Marques e o Augusto Jacobina.

A fazenda é do Srº Natalino de Souza Pereira (67), um dos maiores cultivadores na região, tendo 90 hectares de plantação, chegando a colher entre 80 e 100 mil abacaxis por mês.

Durante um bate papo com Seu Natalino, Geyder Gomes pode entender melhor como se dá a grande produção do delicioso fruto. Segundo seu Natalino, após o plantio, em 1 ano e 6 meses temos o abacaxi pronto para a colheita, isso sem a necessidade de irrigação.

De um lado o verde do abacaxi, do outro a caatinga
O engenheiro agrônomo Irapuã Cortez Oliveira (44), que é também cultivador da região, disse que a cultura do abacaxi pode ser desenvolvida pelo pequeno, médio e grande produtor. A região é muito próspera para o cultivo e em meio a caatinga se tem um produto excelente para o consumo, onde se aproveita até o pé do abacaxi, para produzir ração animal. Cada pé de abacaxi dá em média 10 mudas para o replantio.

 Com o acompanhamento do agrônomo Irapuã a produção cresce. Seu Natalino lembra que perdeu 500 mil pés de abacaxis, um valor médio de R$ 150 mil, devido a falta do seu acompanhamento em um plantio, feito precipitadamente sem o preparo adequado do solo. Hoje com acompanhamento de especialista não há mais prejuízos exorbitantes. Até esta data, Seu Natalino já plantou 2 milhões pés e pretende fechar o ano em 3 milhões pés de abaxaxis plantados na Fazenda Santa Marta.

Recentemente Seu Natalino recebeu um pedido de 50 caminhões por mês, o que dá em média 2 caminhões por dia. O humilde empresário do abacaxi não assumiu o compromisso, por não poder oferecer a produção, mas, está decidido a ampliar a sua plantação para 10 milhões de pés no próximo ano. 

O engenheiro Irapuã que é proprietário da Fazenda São Mauricio tem um produção mensal média de 30 mil abacaxis e diz que Umburanas ainda é uma criança em produção na cultura do abacaxi. A expectativa é de crescimento na região e trabalham observando as pragas, principalmente a fuzariose, que é devastadora.

Para quem visita a fazenda e observa as grandes quadras de plantio à perder de vista, de cara se encanta com o grande empreendimento. Principalmente quando olhamos para o outro lado e nos deparamos com a caatinga totalmente seca, sem nenhuma folha verde.

Foi uma tarde super especial, onde Seu Natalino e sua esposa Lourdes almoçamos na companhia do Geyder Gomes, Felipe Marques, Augusto Jacobina, Neném e o empresário Marcos da Pax San Marco.
Fonte: Augusto Urgente!

Nenhum comentário: