domingo, 19 de abril de 2015

Detalhes
Notícia postada no dia 19/04/2015

Brasília - Parlamentares da CPI da Petrobras querem convocar o ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci após a revelação de que ele teria recebido R$ 12 milhões de empresas em 2010, quando coordenou a campanha presidencial de Dilma Rousseff, segundo reportagem da revista Época. Entre as empresas das quais o petista recebeu pagamentos, mas não conseguiu comprovar o serviço de consultoria, segundo a Época, estão o supermercado Pão de Açúcar, através do escritório do criminalista Márcio Thomaz Bastos, a empresa do setor frigorífico JBS e a concessionária Caoa, que negam a contratação.

A deputada Eliziane Gama (PPS-MA), informou que vai propor ao colegiado a convocação imediata do ex-ministro. Eliziane quer também acesso aos sigilos de Palocci e de sua empresa de consultoria, a Projeto. A deputada já apresentou proposta para ouvir o ex-ministro, mas o requerimento ainda não entrou na pauta de votações da comissão.

Outro foco da oposição é o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Já foram apresentados pedidos de convocação de Dirceu, além da quebra dos sigilos fiscal, telefônico e bancário do petista e de sua empresa a JD Consultoria. Os oposicionistas acreditam que foram montadas consultorias de fachada a empreiteiras envolvidas no esquema de desvio de dinheiro na Petrobras.

"Percebe-se, com o avançar das investigações do 'Petrolão', que a engenharia usada por estes ex-ministros é muito parecida: montam-se consultorias para fechar contratos com grandes empresas, o pagamento é feito pelos empresários e o produto que se entrega são benesses do governo (licitações milionárias, parcerias em obras federais e empréstimos oficiais). E, lógico, isso não seria intermediado se estes consultores não tivessem trânsito livre no Palácio do Planalto", disse a deputada em nota. Folha Vitória.

Nenhum comentário: