domingo, 10 de maio de 2015

A pé, delegado do Entorno do DF transfere presos de delegacia para cadeia

Uma cena inusitada em Planaltina de Goiás (GO), no entorno do Distrito Federal. Por volta das 9h30 da última quarta-feira (6), 18 presidiários, que ocupavam celas do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) saíram às ruas a pé em direção à Cadeia Pública da cidade. Eles caminharam cerca de 2 km escoltados por policiais.

A decisão de levar os detentos foi tomada pelo delegado Cristiomário Medeiros. Ele alega que a delegacia possui carros para realizar a transferência, mas optou por levar os 18 presos algemados a pé por uma questão de tempo, uma vez que, segundo ele, o encaminhamento dos dos detentos precisava ser realizado em um único dia, já que as celas do local estão danificadas e sem condições de abrigar os presos.

Perguntado sobre o risco de colocar os presos nas ruas, o delegado afirma que preparou um esquema de segurança para evitar fugas, rebeliões e resgates.

— Todos os agentes foram juntos, armados, nós colocamos uma situação sem riscos para a população e contamos com o apoio da Polícia Militar na operação. Todos estavam algemados de dois em dois, de três em três, não havia risco de fuga.

O delegado afirma que, durante o percurso, cerca de dois agentes para cada preso participaram da operação. Alguns detentos optaram por colocar camisas para tapar o rosto.

O Judiciário autorizou, na última terça-feira (5), a transferência dos detentos, que ocupavam duas celas da Delegacia depois que oito presos fugiram e deixaram uma das celas danificada. A Justiça autorizou a transferência temporária para Cadeia Pública até o dia 18 de maio, quando a reforma deve ser concluída. Depois deste prazo, os detentos devem ser novamente transportados para o Centro Integrado de Operações de Segurança.

Na madrugada de terça-feira, oito presos do Ciops fugiram de uma das celas após danificar a entrada de ventilação e utilizar cordas e roupas para pular um muro de 6m. Fonte: R7.

Nenhum comentário: