segunda-feira, 11 de maio de 2015

Detalhes
Notícia postada no dia 10/05/2015

Descoberta planta que só cresce perto de diamantes, podendo ajudar a encontrar exemplares da pedra isso porque, segundo uma nova descoberta, a planta parece crescer apenas sobre a rocha que pode conter as pedras preciosas.

Conhecida como Pandanus candelabrum, a planta nasce em um solo rico em kimberlito, um tipo de rocha ígnea associada aos diamantes.

P. candelabrum é encontrada, especificamente, na Libéria, e poderia tornar-se uma ferramenta fundamental para a descoberta de diamantes. Steven Shirey, um geólogo e especialista em diamantes da Instituição Carnegie de Ciência, em Washington, EUA, disse que garimpeiros ‘a procuram como loucos’.

Outras plantas têm sido conhecidas por apontar elementos, em uma área da ciência conhecida como geobotânico. Mas acredita-se que essa seja a primeira espécie de planta conhecida por crescer ao longo de minas de diamantes em potencial.

Diamantes, presentes em centenas de quilômetros no subsolo, são trazidos à superfície por tubos de kimberlito. Stephen Haggerty, da Universidade Internacional da Flórida, em Miami, foi o primeiro a identificar que a planta P. candelabrum parecia crescer nestes “dutos” raros.

Apesar de longos, os tubos são escassos, e só dez por cento deles realmente contêm diamantes, sendo que apenas dez por cento têm diamantes de boa qualidade suficientes para valerem a pena.

A planta parece prosperar no magnésio, potássio e fósforo, nos quais o kimberlito é rico, razão pela qual ele cresce nessas áreas. A planta foi flagrada em vários locais de kimberlito, mas não foi encontrada em outro lugar, sugerindo que ela apenas apareça nestas áreas, podendo indicar potenciais fontes de diamante.

"Isso poderia mudar radicalmente a dinâmica de exploração de diamantes na África Ocidental, já que o mapeamento geobotânico e amostragem tem um custo-benefício melhor em terrenos sólidos", escreveu o Dr. Haggerty em seu estudo.

Os diamantes podem ter até três bilhões de anos, e eles são considerados pedras valiosas e caras, com preços enormes no mercado. Eles também têm valor científico, por ser um mineral que carrega pistas sobre as condições presentes nas profundezas da Terra.

Nenhum comentário: