quarta-feira, 8 de julho de 2015

Deputado federal Jean Wyllys se manifesta sobre homem espancado até a morte no Maranhão

08/07/15 - O deputado federal Jean Wyllys (PSOL) se manifestou em seu perfil na rede social Facebook, sobre um homem que foi linchado até a morte em São Luiz no Maranhão.

"Mais uma vez, o linchamento, a barbárie eivada de racismo. Cleydenilson Pereira Silva, um jovem de 29 anos acusado de ter cometido um crime, foi amarrado a um poste e espancado até a morte por uma turba de psicopatas em São Luis, Maranhão. Chutes, pedradas, garrafadas, juízo e condena sem juiz nem advogado, sem lei nem direitos, sentenciado à morte por uma multidão surtada de fascismo. Lembrei-me da âncora cafona do telejornal, do fascista viúvo da ditadura, dos propagandistas do ódio e da "justiça" sem lei. Lembrei, também, de um trecho do meu livro "Tempo bom, tempo ruim". 

“Em sua visão do mundo estreita e sustenta em preconceitos, a âncora do telejornal e os que lhe aplaudem consideram a defesa dos direitos humanos dos pobres e dos marginais um estorvo para a segurança do “cidadão de bem”. Ora, isso é algo que não podemos aceitar!

Os direitos humanos, em sua formulação consagrada internacionalmente, são de todos e todas, e não apenas da jornalista e sua turma. Os direitos à vida e à integridade física, bem como o direito à defesa num julgamento justo, não podem ser entendidos como privilégios de gente branca que mora em bairros privilegiados e tem renda para consumir – que é como a apresentadora do telejornal os entende. Esses direitos são também daquele adolescente espancado e atado a um poste por uma trava de bicicleta! Como a jornalista se sentiria se um grupo de pessoas, fazendo justiça com as próprias mãos, decidisse linchá-la justamente por sua apologia ao linchamento? Ela deveria refletir sobre essa pergunta antes de estimular a barbárie mais uma vez. Desacreditar o Estado Democrático de Direito em cadeia nacional para defender linchamento de um adolescente negro, pobre e supostamente delinquente é apodrecer nossa época. Isso, sim é fazer do Brasil o cu do mundo”.
Fonte; Augusto Urgente!

Nenhum comentário: