sábado, 1 de agosto de 2015

Em que os brasileiros mais confiam
Os brasileiros confiam mais nos bombeiros, nos sindicatos e nos bancos do que nos políticos que comandam sua cidade ou país.
Os brasileiros confiam mais nos bombeiros, nos sindicatos e nos bancos do que nos políticos que comandam sua cidade ou país. A constatação faz parte de uma pesquisa realizada anualmente e divulgada hoje pelo Ibope Inteligência.

Do ano passado para cá, o prestígio de todas as instituições ligadas ao universo político caiu. De longe, é a imagem da presidente Dilma Rousseff que mais sofreu. 

Numa escala em que 0 é desconfiança total e 100 é confiança plena, a presidência da República passou de 44 pontos em 2014 para 22 neste ano.

Se em 2009, o comando do Executivo aparecia na 5° colocação de instituições com maior credibilidade, hoje está no 17° lugar - a antepenúltima posição.

O Congresso Nacional aparece empatado com a presidente, com os mesmos 22 pontos. Esta é, no entanto, a primeira vez, em sete anos, que um presidente não é visto pela população como mais confiável do que o Congresso.

Os mais confiáveis

No topo da lista dos mais confiáveis está o Corpo de Bombeiros, que ocupa essa posição há, pelo menos, sete anos. Em segundo lugar, aparecem as igrejas, seguidas pelas Forças Armadas e pelos meios de comunicação. 

Os dados são da pesquisa Índice de Confiança Social de 2015, realizada de 16 a 22 de julho de com 2002 pessoas em 142 municípios brasileiros. Exame.com.
31/07/2015 15h52

Nenhum comentário: