segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Panela de pressão explode em casa de jacobinense; Veja os cuidados para evitar
Foto: Direitos reservados / Informações DDS Online.

Um cidadão jacobinense postou em sua rede social Facebook, um alerta para os riscos que se tem em uma cozinha - principalmente quando se tem filho pequeno. Ele fez esse alerta após uma panela de pressão explodir em sua residência.

"Hoje, felizmente não havia ninguém na cozinha no momento em que a panela de pressão explodiu!"

"Graças ao bom Deus pelo livramento!"

Fica o alerta, prestem atenção nas panelas de pressão, verifiquem as válvulas, inspecionem sempre fogões e outros eletrodomésticos que possam provocar acidente!", disse o mesmo.

Saiba como evitar esse tipo de acidente:

Além dos cuidados na hora da compra, precisamos ter também os seguintes cuidados durante a sua utilização.

1. a válvula com pino foi feita para liberar vapor, logo, se durante a operação da panela a válvula parar de soltar vapor e fazer aquele chiado característico, pode indicar que ela foi obstruída. Nesse caso, desligue o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, faça um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape.

2. caso a panela apresente liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha, significa que é borracha está danificada e precisa ser substituída.

3. quando a panela começar a soltar vapor, você pode diminuir o fogo, pois se a água no seu interior já está fervendo, o fogo alto não vai mais alterar a temperatura do seu interior (propriedade física: um líquido em ebulição não varia sua temperatura durante a transição de fases)
 
4. nunca abra uma panela sem que toda a pressão tenha caído.

Finalmente, após usar sua panela de pressão, lave todas as partes muito bem lavadas e guarde-as.

Nenhum comentário: